Dúvidas??

Caso tenha qualquer dúvida, crítica ou sugestão, serão bem vindas.

Reporte suas perguntas abaixo, a sua pergunta pode ser a dúvida de outros.

91 comentários:

@weslley_reis_ disse...

o que é perfilar? E qual a diferença entre em direção a direita/esquerda e conversão pela direita/esquerda?

Leite Junior disse...

Weslley, a resposta é complexa..rsrs, segue o trecho do material que estamos compilando de alguns Manuais onde explica todos esses comando:

Perfilar - Partindo da posição SENTIDO e estando o grupo em com a Frente maior que a Profundidade, para retificar o seu alinhamento, será dado o comando: BASE DESBRAVADOR TAL (Nome do desbravador), PELA DIREITA (PELA ESQUERDA ou PELO CENTRO) PERFILAR! Após enunciar: BASE DESBRAVADOR TAL, o comando dá uma pausa para que o desbravador se identifique, dizendo em voz alta e energicamente seu nome e erguendo seu braço direito (com a mão fechada); após abaixar seu braço, o comando continua: PELA DIREITA (PELA ESQUERDA ou PELO CENTRO) e dá nova pausa e então completa com PERFILAR! A execução se faz com toda a Testa e a coluna do desbravador base posicionando-se em COBRIR e, ao mesmo tempo, todos os que não são da coluna base voltarão vivamente seu rosto na direção do desbravador da coluna base que estiver em sua mesma linha. Em seguida, corrigirão distâncias e intervalos, sem erguer o braço esquerdo.
Portanto, este comando é dado em três tempos. Exemplo: O desbravador base se chama Pedro e está no centro: BASE DESBRAVADOR PEDRO (Espera ele erguer o braço direito e gritar PEDRO) PELO CENTRO, PERFILAR! Os desbravadores da testa e da coluna base executarão o comando COBRIR, inclusive o desbravador PEDRO. Todos os demais desbravadores que não são da coluna do PEDRO devem, ao mesmo tempo, virar o rosto energicamente para a coluna base, olhando o desbravador que está em sua mesma linha na Coluna do PEDRO (inclusive os desbravadores da Testa).
Caso o Instrutor queira reduzir os intervalos, pode-se usar o comando: BASE DESBRAVADOR TAL, SEM INTERVALO, PELA DIREITA (PELA ESQUERDA OU PELO CENTRO) PERFILAR. O comando deve ser executado exatamente como o PERFILAR convencional, a diferença é que os desbravadores da Testa cobrem sem intervalo. A contraordem é FIRME, onde os desbravadores da testa e coluna base abaixam o braço, batendo à coxa, voltando à posição de SENTIDO. Manual Administrativo do Clube de Desbravadores págs. 140.

Em Direção à direita/esquerda, Marche - Após o comando MARCHE, que deve coincidir com o pé esquerdo no solo (estando o grupo em marcha), a partir do próximo passo a TESTA executa uma espécie de arco, sendo homem-base o que estiver na direita/esquerda (lado a ser direcionado), este marca passo e a partir dos próximos companheiros que estiverem ao lado, o passo vai se tornando mais longo até que a extremidade contrária seja o passo mais longo de toda a TESTA. O grupo fará o arco até volver a frente para a direção indicada (rompendo na nova direção apenas ao comando de “EM FRENTE”), ou até receber o comando de “EM FRENTE” (independente a posição que esteja a TESTA), seguindo, então em linha reta. Guia de Orientação de Ordem Unida Para Desbravadores pág. 59.

Conversão à direita/esquerda - Estando o grupamento em marcha, a VOZ DE EXECUÇÃO (última sílaba) deve coincidir com o pé esquerdo no solo, a partir do próximo passo cada componente da TESTA executa uma volta para sua lateral indicada, fazendo um semicírculo para o lado. Neste trajeto a TESTA deve passar entre a sua própria coluna e a coluna mais próxima tomando assim a direção contrária da qual estava seguindo o grupamento. É importante conservar o alinhamento de cada uma das fileiras, para isso os desbravadores seguintes à TESTA deverão fazer a conversão no mesmo local onde foi iniciada a volta.

@weslley_reis_ disse...

Deixa eu ver se eu entendi. Então no conversão à direita ou esquerda eles vão dar tipo uma meia volta partindo da testa e depois com os demais? Seria como em direção a retaguarda?
Obrigado pela resposta :)

Leite Junior disse...

Weslley, isso. A diferença é que na CONVERSÃO cada pessoa da testa faz um arco individualmente (tipo a meia volta mesmo) para o lado indicado e toma o sentido contrário do que a coluna está indo; e cada um da coluna fará o mesmo arco no local que o primeiro fez, assim toda a coluna vai voltar para trás. Já no EM DIREÇÃO, a testa inteira vai "puxando" o grupamento para o lado indicado (esquerda ou direita), fazendo com que todo o grupamento tome uma "nova direção".

Unknown disse...

Boa noite! Para APRESENTAR-BANDEIRIM partindo da posição "OMBRO-BANDEIRIM" devo cruzar o bandeirim duas vezes a frente do corpo? Estou olhando a página 40 do Manual Compilado entregue no Curso de Ordem Unida do ano passado, da penúltima imagem para a ultima me parece faltar algo, pois a posição das mãos são trocadas, entre essas duas imagens deve-se cruzar o bandeirim?

Leite Junior disse...

Marcio, bom dia.
Não deve ser cruzado duas vezes não. A sequencia da imagem é essa mesma. Para a passagem da 4ª posição para a 5ª posição (posição final) você deve permanecer com a mão esquerda no bandeirim e para passar ela para a posição final basta colocar os dedos retos sendo que o polegar irá ficar atrás do bandeirim dando apoio e equilíbrio para você fazer a mesma posição com a mão direita em baixo colocando o bandeirim a sua frente.

Carlos Sérgio disse...

Bom Dia,os instrutores no campeonato de ordem unida podem participa das provas ?

Leite Junior disse...

Carlos Sérgio, boa noite.
Sim, os instrutores do seu clube podem participar das provas do Campeonato, só não esqueça dos percentuais máximos da diretoria na formação em cada prova (40%) pois se o seu instrutor tiver mais de 15 anos ele faz parte dessa contagem.

@weslley_reis_ disse...

Boa tarde, como eu uso o comando última forma? Toda vez que o instrutor der um comando errado ele deve falar última forma para que o pelotão execute outros comandos ou só é dado antes da voz de execução?

Leite Junior disse...

Weslley, boa tarde
Infelizmente o comando "Última forma" não tem a explicação no Manual Administrativo (Divisão Sul Americana) e nem no Guia de Orientação de Ordem Unida (USeB), porém tem na especialidade...rs. Sendo assim, utilizamos muito essa ordem através das tradições que foram herdadas.
Geralmente "Última forma" é utilizado para CANCELAR um comando (já anunciado e executado) assim os desbravadores voltam para a posição anterior que estavam (antes do comando) ou para CORRIGIR um comando errado ou dito pela metade, neste caso não há volta da posição anterior (continuam na mesma posição pois não houve execução nenhuma, pois o comando foi errado ou não foi completo).
Devido à isto, o MAIS UTILIZADO pelo instrutor é falar "Última forma" quando o comando for errado, para que continue com outros comandos depois.

Unknown disse...

Olá. Nas modalidades 1 e 2, estão especificando a formação inicial e a quantidade de colunas. Mas há algo que me confunde, e eu gostaria de saber se na de olhos vendados são seis(6) colunas e eu preencho o número de participantes nelas(pois diz, seis colunas), ou se eu devo encaixar seis pessoas em cada coluna(pois também diz, "coluna por seis")..
A mesma coisa a segunda modalidade, são quatro colunas e eu as preencho com os participantes, ou eu coloco quatro em cada uma(possibilitando um total de seis colunas).. Obrigado desde já. ;)

Leite Junior disse...

Jéssica, boa tarde
Conforme "Compilação dos Manuais de Ordem Unida APL" na página 7, o termo "Coluna por XX (número)" é o modo utilizado para indicar que a formação deve ter a quantidade de colunas mencionadas, independente da quantidade de pessoas que cada coluna terá.
Então, nas provas a formação deve ter a quantidade de colunas informadas independente da quantidade de participantes.
Lembrando que na prova "Sincronizada Livre" o instrutor pode alterar a quantidade de colunas iniciais após a apresentação.

Obrigado pela visita ;)

Unknown disse...

Boa noite!
Por favor, você poderia descrever como devem ser realizados os movimentos com bandeirim ao comando "AUTO" estando o pelotão em marcha com passo ordinário e com o bandeirim suspenso.

Leite Junior disse...

O comando de “Alto” com bandeirim pode ser de duas formas, dependendo de qual movimento foi realizado para a Marcha.
1) Se a marcha foi realizada com o comando: “Bandeirim suspenso Ordinário Marche”, o Alto será realizado colocando o bandeirim na lateral e depois abaixando até a posição de Sentido.
2) Se a marcha foi realizada com o comando: “Ordinário marche”, portanto, o desbravador executou o “transportar bandeirim”, o Alto será realizado de forma invertida da que foi utilizada no transportar bandeirim

Tentei te enviar um e-mail com os desenhos explicativos, caso não tenha chegado por favor me avise que envio novamente.

@weslley_reis_ disse...

Bom dia!
Quando o capitão está com o bandeirim e ele vai apresentar a unidade ele apresenta a unidade em qual posição?
E quando o instrutor for apresentar um pelotão com bandeirim ele deixa os desbravadores em qual posição?

Leite Junior disse...

Weslley, bom dia
Para apresentação a unidade sempre deve estar em SENTIDO independente de estar com bandeirim.
O capitão pode estar com bandeirim no momento de apresentar a unidade, observando os movimentos específicos com bandeirim, como o Apresentar Bandeirim para o MARANATA e o Bandeirim Suspenso para o Meia-volta e o Fora de Forma.
O capitão pode optar de não apresentar com o bandeirim, passando assim o bandeirim para o primeiro desbravador que está na sua unidade (coluna).

Leite Junior disse...

Quando o grupamento está MARCANDO PASSO o comando para começar a Marchar é EM FRENTE. Deve ser dado sempre no pé esquerdo, então o desbravador marcará mais um passo com o pé direito e romperá marcha em passo ordinário com o pé esquerdo.

Unknown disse...

Bom dia, tenho duas duvidas
1-quando a voz de comando do meu agrupamento for apresentar, eu gostaria de saber como seria a apresentação ideal no campeonato de ordem unida?
2- Sobre no regulamento do campeonato de ordem unida, no item dos olhos vendados, comandos em marcha é possível eu colocar 8 assim como os comandos estacionados?

Leite Junior disse...

Bom dia Raí,
1 - O modelo de apresentação está numa das postagens que realizei: http://ordemunidaapl.blogspot.com.br/2016/02/exemplo-de-apresentacao-na-prova.html .
2 - Os comando de Olhos vendados são no mínimo 8 a pé firme e mínimo 4 em marcha.

Unknown disse...

qual o minimo de passos em frente.E qual e o minimo de pessoas na testa?

Leite Junior disse...

Jaqueline, o comando "Passos em frente" é dado em número ímpar, portanto, o número mínimo é 1 passo.
A testa pode ser feita de uma única coluna.

Unknown disse...

Bom dia!
Nas voltas a pé firme com bandeirim, ao concluir a volta, para baixar novamente o bandeirim deve-se fazer o movimento em dois tempos idênticos aos tempos 4° e 5° do "descansar banderim" partindo da posição "Ombro bandeirim" ou baixar direto da posição "bandeirim suspenso"?

Leite Junior disse...

Bom dia Márcio!
Para baixar o bandeirim em 2 tempo é somente para o ALTO em MARCHA com Bandeirim Suspenso. Para as voltas, basta abaixar o bandeirim normalmente.

Unknown disse...

Ok obrigado!

Unknown disse...

Boa noite! MARANATA!
No Boletim do Campeonato diz que na modalidade ORDEM UNIDA COM BANDEIRIM o tempo é de 3 a 5 minutos. Neste tempo deve-se executar todos os comandos e a apresentação criativa?

Leite Junior disse...

Sim, em todas as provas o tempo informado no Boletim é o tempo total.

Unknown disse...

Boa tarde, tenho uma duvida

No boletim diz que na ordem unida de olhos vendados, a formação inicial são de 6 colunas
Mais vi uma de suas postagens dizendo que a formação inicial nessa modalidade seria livre ou seja a escolha do clube. poderia me dizer qual delas está correta?
Caso a formação inicial seja de 6 colunas, na evolução também é obrigatório iniciar com 6?
obrigado

Leite Junior disse...

Bom dia Rai,
A formação inicial realmente é a livre escolha do clube. Houve essa alteração após o II Boletim.

Anônimo disse...

Boa tarde
Eu queria saber onde é o local mesmo que vocês mostraram que vende os mastros para banderim?

Leite Junior disse...

Boa tarde
O local que comprei os mastros uma vez foi na loja Polly Madeiras:
http://www.pollymadeiras.com.br/
Av. Rio das Pedras, 2.688 - Jd. Aricanduva - SP
Telefone: (11) 2724-9223 | 2722-3861

Bastão de Madeira com 2,20mts x 2,5cm de espessura por R$ 15,00

Barros disse...

Boa noite queria saber se para apresentação com baderin só pode ser usado o mastro de 1.70 ou pode se usar um menor para facilitar e execução deste de já agradeço Deus abençoe esse trabalho

Leite Junior disse...

Barros, bom dia.
A apresentação com bandeirim é com o mastro no tamanho oficial, conforme Regulamento de Uniformes - Ministério de Desbravadores e Aventureiros DSA pág. 33: "O bandeirim deverá ser colocado em um mastro com 170 cm de altura e com 2,5 cm de espessura". Portanto a execução deve ser realizada com mastro nesta altura.
Que Deus te abençoe também.

Unknown disse...

Gostaria de confirmar se a distancia dos pés da ordem (marcar passo) é de 40 cm acima do chão...desd já agradeço..

Leite Junior disse...

Adilson, nos Manuais que utilizamos (Manual Administrativo do Clube de Desbravadores da DSA e o Guia de Orientação de Ordem Unida para Desbravadores) não tem nenhuma especificação da distância dos pés para o chão. Isso pode variar muito de desbravador para desbravador, por isso acredito que eles não colocaram "regra" nessa distância. Um desbravador que é menor provavelmente levantará menos a perna que um desbravador de maior altura.

Até mais.

Anônimo disse...

Boa noite!
tenho a seguinte dúvida: como deve ser executado o comando "MEIA VOLTA VOLVER" quando se está marchando?
Agradeço desde já,
Caio H.

Leite Junior disse...

Boa noite Caio. Quando estiver em marcha o comando de MEIA VOLTAR VOLVER deve ser feito da seguinte forma:
Após o comando VOLVER, que deverá ser dado no pé esquerdo, com o pé direito o desbravador dará um passo mais curto e fará um giro de 180°, sobre as plantas dos pés, sempre pelo lado esquerdo, prosseguindo a marcha com o pé direito, na nova direção. Manual Administrativo do Clube de Desbravadores págs. 143.

Espero ter ajudado ;)

Anônimo disse...

Ola !! Bom dia
Quantos instrutores de ordem unida tem em um clube ?

Leite Junior disse...

Olá, boa tarde.
Geralmente no clube de Desbravadores temos 2 instrutores de ordem unida. Um que comandará e ensinará o pessoal "iniciante" e outro que estará responsável pelo grupo (ou grupos) dos desbravadores mais veteranos.
Importante que TODO instrutor tenha disposição de ensinar e instruir da melhor forma.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Segundo o Manual de Ordem Unida, o homem-base fica do lado direito da formação/tropa/efetivo.

Minha dúvida é por que lado começa o posicionamento dos homens?
Em que lado fica o integrante mais antigo da formação?

O mais antigo da tropa é o homem-base? E sendo assim fica do lado direito da formação?

Leite Junior disse...

Anônimo rsrs, boa tarde.
Na formação NÃO é regulamentado o lado dos homens ou o integrante mais antigo em formação. Isso não é levado em conta.
O que geralmente é feito, é a colocação dos mais altos e experientes na coluna base (consequentemente o homem-base será um deles) para que estes possam "cadenciar" corretamente na marcha.

É considerado apenas a questão de idade para as bandeiras. "O porta Bandeira será um desbravador escolhido dentre os mais antigos do clube, e pode entrar isoladamente com a bandeira nacional".

Desbravadores Com Cristo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Desbravadores Com Cristo disse...

Queria saber de algumas coisas que tenho duvidas
*Por que a mudança do homem-base da esquerda para a direita, sendo que agente cobrir com o braço esquerdo e não o direito que é para esses motivos que nos cobrimos com o braço esquerdo. Além disso sobre o pé esquerdo que nos não podia tirar e passou a ser com o pé direito.
*Pode ou não executar (exemplo direita/esquerda/meia-volta volver) em posição em descansar?
*Pode executar marcar passo em posição em descansar?
*Pode dar enfrente em posição de sentido?
*Quando for dar um direita/esquerda/meia-volta volver em movimento, tem que contar passos (exemplo para direita 3 passos executando no pé esquerdo a frente. ( exemplo para esquerda 1 passo e executa com pé direito a frente. (meia-volta 2 passos executando no pé direito))). E após esses exemplos após a execução precisa da o pause e sair com o pé esquerdo?

Tem muita coisa que não precisariam mudar como essas questões que foram falado acima acho que na minha opinião não fizeram melhorias em nada só pioraram. Já passou da hora da missão parar de ficar pegando regulamentos do exercito e montar definitivamente um manual de ordem unida básica e avançada. Isso que não só eu mas como todos os desbravadores e nos instrutores queremos. Abraço!

Leite Junior disse...

Matheus Lago, obrigado pelo acesso e desculpe a demora de responder, estava com problemas no Gmail.
1) Homem-base: tanto no Manual do Exército (C22) quanto nos Manuais de Ordem Unida para Desbravadores, sempre foi mencionado que era a DIREITA. Inclusive o pé direito também mencionava que não poderia ser movido mesmo estando em “A Vontade”. Isso é compreensivo no momento que vc imagina todos em forma na posição de SENTIDO, ao comando de DESCANSAR o pé que se move é o pé esquerdo, dessa forma pode ser que alguns irão abrir mais a perna outros menos, porém o pé que não se movimenta é apenas o DIREITO, sendo assim quando a posição é retomada pra SENTIDO, todos estarão alinhados novamente. Por isso a DIREITA faz a base.

2, 3, 4) Todas essas perguntas respondo da seguinte forma: No Manual Administrativo pág. 143 menciona que “COMANDOS ERRADOS não devem ser executados”. Concordamos que esses comandos que você mencionou existem, porém o que acontece que é estão fora de uma “ordem lógica” de execução. Por isso, sempre oriento aos Instrutores que: se o grupamento já tiver em um nível bom de ordem unida, e combinando com os desbravadores que os comandos deverão ser seguidos fazendo a sequência correta de execução, eles PODERÃO ser realizados normalmente. Isso é considerado por alguns como “Ordem Unida Avançada” ou outros termos. Esse processo deve ser bem alinhado e ensaiado com os executantes.
Apenas lembrando que o comando “Em frente” é utilizado quando o grupo está “Marcando Passo”.

5) Direita - Após o comando VOLVER, que deverá ser dado no pé direito, com o pé esquerdo o desbravador dará um passo mais curto e volverá à direita, sobre as plantas dos pés, prosseguindo a marcha com o pé esquerdo, na nova direção.
Esquerda - após o comando VOLVER, que deverá ser dado no pé esquerdo, com o pé direito o desbravador dará um passo mais curto e volverá à esquerda, sobre as plantas dos pés, prosseguindo a marcha com o pé direito, na nova direção.
Meia volta - Após o comando VOLVER, que deverá ser dado no pé esquerdo, com o pé direito o desbravador dará um passo mais curto e fará um giro de 180°, sobre as plantas dos pés, sempre pelo lado esquerdo, prosseguindo a marcha com o pé direito, na nova direção. Manual Administrativo do Clube de Desbravadores págs. 143.

Algumas coisas realmente foram alteradas, mas muitas foram transmitidas somente por palavras, e isso complicou bastante no aprendizado, pois incluiu “regionalismos” na Ordem Unida. É o caso da Coluna Base, confesso que já ouvi essa história da Coluna Base ser a esquerda, mas ninguém nunca me mostrou em manual algum, apenas me falou.
Acredito que é justamente esse o pensamento (montar um Manual de Ordem Unida) que a Divisão Sul-Americana fez. Perceba que não foi apenas uma Missão/Associação, estamos falando de mais de 15 Uniões compreendendo mais de 8 países com a mesma regulamentação. Na minha opinião, não é o mais completo de todos os Manuais de Ordem Unida, mas tem a parte BÁSICA com foco na regulamentação EXCLUSIVA para Desbravadores, não sendo necessário a utilização de outro Manual do Exército para compreender o básico.

Espero ter ajudado, um grande abraço.

Alleff disse...

Poderia disponibilizar a apostila novamente para download, visto que o link foi removido..

Leite Junior disse...

Alleff realmente o shared cancelou o download. Por favor, me enviei e-mail no jleitejunior@hotmail.com que te respondo com a apostila no anexo.

Anônimo disse...

oque é MD

Leite Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leite Junior disse...

Se estiver se referindo a OMD - são Orientações do Ministério de Desbravadores como documento oficial do departamento, que visa orientar e também divulgar alterações em requisitos, uniformes, atividades, etc. Sempre será lançado aqui, no site oficial dos Desbravadores da Divisão Sul-Americana.

Você pode visualiza-las no site: https://downloads.adventistas.org/pt/kits/omd/

Anônimo disse...

na ordem unida com o bastão o 'ordinario mache' a gente só levanta o bastão ou tem q apresentar ou ombro arma??????

Leite Junior disse...

One Club, para "ordinário marche" temos como padrão 2 comandos:
1) "Bandeirim Suspenso, ordinário Marche": o desbravador apenas levanta o bandeirim no momento que anuncia "bandeirim suspenso" e começa a marcha apenas no comando de "Ordinário Marche". O braço esquerdo (que está sem o bandeirim) oscila como na marcha no passo ordinário.
2) "Ordinário Marche": Esta é a posição normal do bandeirim para o deslocamento em passo ordinário. Ao ser comandado “Ordinário”, o desbravador executa os movimentos descritos para “transportar-bandeirim” (bandeirim é levantado e apoiado no ombro, diferente do ombro-bandeirim), iniciando a marcha após o comando "Marche".

Para utilizar o "ombro-bandeirim" com marcha, pode ser considerado uma evolução pois não está no termo Básico da Ordem Unida com Bandeirim.

Anônimo disse...

Olá sou instrutor de um clube e preciso achar o material no qual temha o comando que eu vou descrever agora ( não lembro o nome )...
Estão todos em fila e alinhados, dou a voz de comando e o pelotão começa a marchar, então dou esse comando no qual não lembro o nome e então a testa de cada fila vai executar da seguinte forma: se for a direita ele vai dar dois deireitas volver seguidos, se tornando um meia volta, porém ele vai passar por dentro do pelotão inteiro ue também vai estar fazendo o mesmo movimento, no fim estarão todos alinhados marchando na posição oposta à inicial.
Podem me ajudar a saber o nome desse movimento e aonde eu posso encontrá-lo em manuais?

Leite Junior disse...

Anônimo, este comando que vc explicou é uma variação do "Conversão à direita". Segue o comando na forma original:

Conversão à direita/esquerda - Estando o grupamento em marcha, a VOZ DE EXECUÇÃO (última sílaba) deve coincidir com o pé esquerdo no solo, a partir do próximo passo cada componente da TESTA executa uma volta para sua lateral indicada, fazendo um semicírculo para o lado. Neste trajeto a TESTA deve passar entre a sua própria coluna e a coluna mais próxima tomando assim a direção contrária da qual estava seguindo o grupamento. É importante conservar o alinhamento de cada uma das fileiras, para isso os desbravadores seguintes à TESTA deverão fazer a conversão no mesmo local onde foi iniciada a volta.

Este comando é demonstrado no antigo Manual de Ordem Unida, Clube de Líderes APL 2001.

Unknown disse...

Boa noite.
Se possível, gostaria de receber a apostila ou o manual de ordem unida por email. jreis018@gmail.com
Um forte abraço e um bom sabado.

Leite Junior disse...

Boa noite Sérgio.
Te enviei por e-mail. Espero que seja útil.

Abraços.

Unknown disse...

Ola Leite Junior..

poderia me enviar esse manual da APL q vcs falam no postcast sobre ordem unida?
michael7.instrutor@gmail.com

Leite Junior disse...

Michael, te encaminhei por e-mail. Dúvidas, só avisar.

Unknown disse...

Olá Leite Junior.
Gostaria de saber se é errado dar o comando de "Cobrir" quando pelotão está virado para o lado ou para a retaguarda em relação a posição inicial.
Voce poderia me enviar o manual de ordem unida atualizado?
Meu email é gabriel.twist@hotmail.com

Leite Junior disse...

Olá Gabriel,
Não é errado, apenas observar que geralmente quando a "testa" do grupamento é maior que a "profundidade" empregamos o comando de PERFILAR.
Também observe para não dar o comando de "cobrir" quando estiver em OITAVO (esquerda ou direita) pois isso pode dificultar, dependendo do caso a coluna base estará para trás do centro da formação.
Te enviei o manual no e-mail.

Abraços

Unknown disse...

Pode dar comando em oitavo pela direita

Leite Junior disse...

Olá bom dia.
O nome do comando é "OITAVO À DIREITA" e pode ser dado a pé firme (parado) ou em marcha.

Segue explicação dos 2 tipos:
PÉ FIRME
Oitavo à direita - após o comando VOLVER, o desbravador voltar-se-á para o lado direito, a um ângulo de 45°, sobre o calcanhar do pé direito. Terminando o movimento, assentará a planta do pé direito no solo, unirá depois o pé esquerdo, batendo energicamente os calcanhares.

EM MARCHA
Oitavo à direita - após o comando VOLVER, que deverá ser dado no pé direito, com o pé esquerdo o desbravador dará um passo mais curto e volverá à direita em 45°, sobre as plantas dos pés, prosseguindo a marcha com o pé esquerdo, na nova direção.

MIKE disse...

OI LEITE BOA TARDE
VC PODE POR FVR ,SE VC PUDER E CLARO ME ENVIAR EM PDF O MANUAL DE ORDEM UNIDA AVANÇADO

Leite Junior disse...

Mike boa tarde, por favor me envie um e-mail no jleitejunior@hotmail.com que te respondo com o Manual em PDF.

MIKE disse...

blz brigado

Jhenifer disse...

Qual é a diferença de Conversão e convensão?
Na hora em que meu clube estiver marchando todos precisam machar de forma igual?

Leite Junior disse...

Jhenifer, conforme Manual de Especialidade, na especialidade de Ordem Unida o nome correto é CONVERSÃO (que pode ser à direita ou esquerda).
A cadência na marcha deve ser a mais semelhante possível... isso contando com a quantidade de passos por minuto, posição de mãos, braços, pernas, etc

Anônimo disse...

Bom dia gostaria de tirar uma duvida. Apos o comando de oitavo a direita ou a esquerda pode se da o descaçar ou primeiro precisa - se virar a tropa para frente para da o descançar?

Leite Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leite Junior disse...

Bom dia. O instrutor pode dar o comando de Descansar. Os únicos comandos que não são recomendados fazer são o cobrir e o perfilar, pois no caso do grupamento estar em 45º não tem uma testa para fazer o alinhamento.

Unknown disse...

Boa tarde queria saber como é feito o ordinário com banderim e após esse comando como é executado o alto.

Unknown disse...

Qual é a forma de saudação maranata?

Leite Junior disse...

Boa tarde... para o comando de Ordinário e Alto com Bandeirim, assista esse vídeo no meu canal do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=T6o-N8fAmK0&ab_channel=OrdemUnidaparaDesbravadoresOrdemUnidaparaDesbravadores

Por volta de 4:38, eu explico esses comandos

Leite Junior disse...

Saudação Maranata: A partir da posição SENTIDO, o desbravador levanta sua mão direita até a altura do ombro, com apalma da mão para a frente, os dedos unidos, e o polegar cruzando a palma. Esta é a posição de Maranata, os quatro dedos são os quatro As da palavra Maranata: amar, anunciar, apressar e aguardar a volta de Cristo. O polegar cruzado significa o cristão curvado, em reverência a Deus. Manual Administrativo do Clube de Desbravadores página 138.

Vinícius disse...

Precisou usar o comando "cobrir e alinhar" ou o comando cobrir obrigatoriamente já pede para alinhar, pq se não o comando cobrir n tem sentido ja q serve pra alinhar

Leite Junior disse...

Vinícius, a Voz de Comando é somente "Cobrir", neste comando os desbravadores tomam as corretas posições dentro do alinhamento e cobertura. Para maiores detalhes assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V5Ylq6gteF8&ab_channel=OrdemUnidaparaDesbravadores

Anônimo disse...

Oi, Boa tarde!
Eu gostaria de saber qual é a diferença na execução dos comandos de cobrir e perfilar.

Unknown disse...

Eu gostaria de saber onde posso encontrar o manual oficial de ordem unida para desbravadores, pois n sei se o que eu tenho e o certo.

Leite Junior disse...

Boa tarde.

Diferenças entre Cobrir e Perfilar:

-Cobrir: Todos estendem o braço esquerdo para frente, na altura do seu próprio ombro ou até tocar levemente o ombro do companheiro da frente, com exceção da Testa, que o estende para o lado, sendo o braço estendido à altura do próprio ombro. Este comando é usado para acertar o alinhamento e a cobertura. O desbravador da Testa no extremo lado esquerdo não estenderá o braço na posição de COBRIR, mantendo-se a posição de SENTIDO.

- Perfilar: estando o grupo em com a Frente maior que a Profundidade, para retificar o seu alinhamento, será dado o comando: BASE DESBRAVADOR TAL (Nome do desbravador), PELA DIREITA (PELA ESQUERDA ou PELO CENTRO) PERFILAR! Após enunciar: BASE DESBRAVADOR TAL, o comando dá uma pausa para que o desbravador se identifique, dizendo em voz alta e energicamente seu nome e erguendo seu braço direito (com a mão fechada); após abaixar seu braço, o comando continua: PELA DIREITA (PELA ESQUERDA ou PELO CENTRO) e dá nova pausa e então completa com PERFILAR! A execução se faz com toda a Testa e a coluna do desbravador base posicionando-se em COBRIR e, ao mesmo tempo, todos os que não são da coluna base voltarão vivamente seu rosto na direção do desbravador da coluna base que estiver em sua mesma linha. Em seguida, corrigirão distâncias e intervalos, sem erguer o braço esquerdo.

Leite Junior disse...

Olá,
O manual oficial que utilizamos é o Manual Administrativo do Clube de Desbravadores. Nele das páginas 130 à 143 tem as instruções de Ordem Unida.

Ghessy disse...

Amigo poderia me explicar o comando marche contra marche?

Sara roberta disse...

Qual é a mão correta para executar a posição de cobrir ?

Leite Junior disse...

@Ghessy, esse não é um comando padronizado, é uma evolução. Em nenhum dos Manuais que utilizo tem esse comando.

Leite Junior disse...

Sara Roberta, para a posição de Cobrir todos estendem o braço esquerdo para frente, na altura do seu próprio ombro, com exceção da Testa, que estende o braço para o lado, sendo o braço estendido à altura do próprio ombro, independente do tamanho do desbravador da frente ou ao lado. A palma está para baixo e os dedos unidos.

Anônimo disse...

Na ordem unida , os líderes ficam atrás Ou na frente ?

Leite Junior disse...

Se a formação for por Unidade, o conselheiro fica no final da coluna. Depende do tipo que formação que está fazendo. Segue um vídeo com alguns outros tipos: https://www.youtube.com/watch?v=r2LHURBj60A&ab_channel=OrdemUnidaparaDesbravadores

Anônimo disse...

Pode se dar vários comando antes da voz de execução? Por exemplo:
Direita, direita,esquerda,direita, meia volta VOLVER. Ou tem que falar a voz de comando antes de todos?

Leite Junior disse...

Olá, sempre tem que ser dada a voz de execução. É necessário ter a Voz de Comando e a Voz de Execução obrigatoriamente. Por exemplo: Direita VOLVER, direita VOLVER, esquerda VOLVER, direita VOLVER, meia volta VOLVER.

Anônimo disse...

Olá. Qual o diferença entre conversão e infiltrar?

Leite Junior disse...

Olá. Não há diferença entre eles. É a mesma execução. Infelizmente esses são comandos não regulamentados pelo Manual Administrativo do Clube de Desbravadores, por isso variam de nome conforme a localidade e costume.

Anônimo disse...

Olá, é correto executar direita ou esquerda marcando passo?? No manual fala sobre isso??

Anônimo disse...

Realmente não fala sobre isso, porém o Manual mostra que o comando existe para pé firme (em sentido) e em marcha. Por isso utilizamos nestes 2 casos.

Anônimo disse...

Olá, eu queria saber se o instrutor pode dar comando errado na ordem unida? Por exemplo, no "erro, sai"(pega ratão) etc. Ou o instrutor tem que sempre dar o comando certo?
Vi outro clube fazendo que se o instrutor dá o comando errado, o instrutor tem que falar logo em seguida "última forma". Enquanto ele não dizer esse comando o pelotão não pode executar nenhuma ordem por mais que seja correta. Após executar esse comando, volta ao normal. Queria saber se tem algum lugar que fala sobre isso como regra e manual

Postar um comentário